Pular para o conteúdo principal

CIRURGIA PLÁSTICA DAS PÁLPEBRAS EM MANAUS

Blefaroplastia: cirurgia plástica levanta pálpebras e elimina bolsa de gordura

Procedimento é simples e seus resultados duram cerca de dez anos


O que é a blefaroplastia

Preparação para a blefaroplastia

Blefaroplastia é a cirurgia plástica que melhora o aspecto das pálpebras superiores e inferiores, eliminando bolsas de gordura, rugas, flacidez e com isso rejuvenescendo a região em torno dos olhos.

Indicações da blefaroplastia

A cirurgia plástica costuma ser procurada por pacientes com mais de 30 anos. 

Ela está indicada para quem tem excesso e/ou flacidez de pele nas pálpebras, para quem tem bolsas de gordura na pálpebra inferior e para quem tem ptose (queda da pálpebra por causas musculares) ou pseudoptose palpebral (queda da pálpebra em função do excesso de pele). 

A cirurgia também pode ser feita para remoção de xantelasmas (pequenas bolinhas de colesterol que se formam,  principalmente, nas pálpebras), além de rugas na pálpebra inferior.

Como é feita a blefaroplastia

A cirurgia de blefaroplastia deve ser feita no hospital
  • É realizada anestesia local com sedação (mais comum) ou anestesia outro tipo de anestesia conforme orientação médica. A cirurgia dura por volta de 1 hora a 3 horas.
  •  
  • O cirurgião marca o excesso de pele e corta com o bisturi, em seguida cauteriza com bisturi elétrico e dá pontos da região exterior das pálpebras. Os pontos podem ser absorvíveis (que caem sozinhos) ou removíveis. Alguns cirurgiões usam adesivos cirúrgicos de pele ao invés de pontos.
  •  
  • Em casos de ptose palpebral (queda da pálpebra por causas musculares) o médico corrige a musculatura orbicular;
  •  
  • É possível associar outros procedimentos, como rinoplastia (correção do nariz) ou lifting facial na mesma cirurgia de acordo como caso concreto;
  •  
  • É necessária internação de 6 a 8 horas, caso sejam associadas outras cirurgias, como as citadas acima, o tempo de internação pode se estender a um período de12 à 24 horas.

Cuidados antes da cirurgia

  É necessário jejum de oito horas antes da cirurgia e realização de exames como hemograma (o exame de sangue), coagulograma (análise da coagulação do sangue) e outros a critério médico. 

Medicações anticoagulantes, como a aspirina, devem ser evitados um mês antes da cirurgia. Também é recomendado cessar o tabagismo com pelo menos um mês de antecedência à cirurgia plástica.

Cuidados do pós-operatório

Cicatrização

A cirurgia deixa uma cicatriz discreta, pois fica localizada exatamente na dobra da pálpebra superior (porção que fica escondida quando o olho está aberto) e bem embaixo dos cílios inferiores, no caso da pálpebra de baixo. O aparecimento de queloides é muito raro nesta região, mas pode acontecer.

Tabagismo

O cigarro deve ser evitado nos dois meses seguintes à cirurgia pois prejudica a microcirculação e retarda a cicatrização.

Medicação

É comum que o médico indique o uso de antibióticos preventivos e analgésicos se houver dor. Todos eles administrados por via oral, ou seja, tomados pela boca. O uso de colírios pode ser feito apenas para lubrificação dos olhos.

Higienização

Deve ser feita normalmente com água e sabonete, uma vez que não ficam curativos no local.

Repouso

Deve ser feito repouso de uma semana, até a retirada dos pontos.

Óculos escuros

 Devem ser usados até que a cicatrização esteja completa, cerca de 30 dias. A ação do sol pode dificultar a cicatrização e deixar a pele da região manchada.

Para dormir

O paciente deve dormir de barriga para cima por duas semanas, depois disso é possível dormir de lado. Uso de lentes de contato Quem usa lentes deve evitá-las nos primeiros 10 dias.

Inchaço

 Compressas geladas feitas com água e gaze ou pano limpos ajudam a reduzir o inchaço da região.

Resultados

Na primeira semana já é possível ver os resultados, mas eles se tornam mais evidentes depois que diminui o inchaço ? após três a seis meses - e só estarão completos depois de um ano. 

Melhores resultados aparecem quanto mais firme a pele das pálpebras estiver. Quanto mais flácida a região, mais rápido a pálpebra cairá novamente. Esta última alteração está relacionada com os efeitos do envelhecimento da pele.

Contraindicações à blefaroplastia

Bolsa de gordura é indicação para a cirurgia
Pacientes com doenças crônicas como diabetes, hipertensão e insuficiência cardíaca descompensadas devem antes controlá-las para depois submeterem-se a cirurgias plásticas. 

Quem tem problemas de visão, como miopia ou hipermetropia, por exemplo, podem fazer a cirurgia sem qualquer problema.

Quem é o profissional apto a fazer a cirurgia

O procedimento pode ser realizado por cirurgião plástico.

Efeitos adversos da blefaroplastia

Após a cirurgia plástica de blefaroplastia, há chances de que a cicatriz fique desfavorável, dor que pode perdurar, descoloração da pele e inchaço que podem melhorar espontaneamente ou após tratamento, a visão embaçada ou temporariamente prejudicada. 

Pode haver também sangramento e formação de hematomas, acúmulo de líquido (seroma), dormência e outras alterações na sensibilidade da pele temporárias ou permanentes. 

Por último, há chances de os fios de suturas, espontaneamente, emergirem na pele, tornam-se visíveis ou produzindo irritação que exijam sua remoção. Em todos esses casos é indicado voltar ao cirurgião que realizou o procedimento.

Riscos que a blefaroplastia oferece à saúde

Como qualquer cirurgia, a blefaroplastia oferece riscos à saúde. Entre os riscos comuns a qualquer procedimento cirúrgico estão a trombose venosa profunda, complicações cardíacas e pulmonares e os riscos relacionados à anestesia, como o choque anafilático, alteração da frequência cardíaca e da pressão arterial.

Os olhos podem ficar secos temporária ou permanentemente secos, exigindo o uso frequente de colírios. 

Pode haver também dificuldade de fechar os olhos, disfunção na pálpebra envolvendo posição anormal das pálpebras superiores (ptose palpebral), pele solta na pálpebra, fechamento inadequado da pálpebra, com exposição da conjuntiva e frouxidão anormal da pálpebra inferior. 

O tratamento nestes casos dependera do grau e da gravidade, podendo em alguns casos melhorar com tratamento conservador - com massagem local e colírio ocular - ou nova intervenção cirúrgica para o fechamento adequado das pálpebras. 

Cheque antes da consulta

  • O médico que você irá consultar deve ter registro no Conselho Federal de Medicina (CFM), é possível fazer essa checagem no site da instituição
  • O profissional deve ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. 
  •  
  • A cirurgia deve ser feita em hospital que tenha creditação para realizar este tipo de cirurgia. Se for especializado em cirurgia plástica é bem melhor pois o risco de infecção é menor devido não haver cirurgias em pacientes com doenças infectocontagiosas.
  •  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREVENINDO QUELÓIDES EM MANAUS

PREVENINDO QUELÓIDES Prevenindo Quelóides Como o quelóide pode levar vários meses para se manifestar depois da operação, o acompanhamento do próprio médico no pós-operatório, assim como a utilização de métodos para a sua prevenção é obrigatório para bons resultados da cicatrização. A cicatriz fica clara, macia, seca e bem fininha, porém para tal a mesma deve ser utilizada a partir de 1-2 semanas após a remoção das suturas por um período diário de 12 a 16 horas e a mesma deve ser lavada com água e sabão, e acondicionada em papel manteiga para não ressecar. Então durante pode-se usar as pomadas prescritas pelo cirurgiao e a noite após o banho e sem nenhum produto nos seios utiliza-se fita, retirando-a somente pela manhã ao acordar. Lâmina de silicone A lâmina ou placa de silicone é utilizada na prevenção de quelóides ou cicatrizes hipertróficas,elas devem ser utilizadas sobre cicatrizes recentes as quais apresentam ou não predisposição em desenvolver quelóide ou ci

Minilipo ou Lipo Light em Manaus

Mini lipo Pacientes que possuem pequenos acúmulos de gordura em regiões como flancos, glúteos e culotes, entre outras podem obter um contorno corporal mais harmônico através da minilipoaspiração, ou minilipo. A minilipo é uma versão reduzida da lipoaspiração tradicional. Através de cânulas, o cirurgião plástico entra em contato com a gordura excedente e a suga para fora do corpo, modelando a silhueta. Na lipoaspiração são retiradas maiores quantidades de gordura, enquanto a minilipo retira uma quantidade reduzida (no máximo 1 litro). Normalmente, a minilipoaspiração é indicada para pacientes que possuem um corpo magro, mas que apresentam pequenas regiões com gorduras localizadas, difíceis de eliminar mesmo para aqueles que seguem uma alimentação balanceada e se submetem a uma rotina de exercícios físicos.  Por retirar uma quantidade menor de gordura, o pós-operatório da minilipoaspiração é mais cômodo para o paciente, o qual desenvolverá menor inchaço e terá reduzi

GINECOMASTIA - mama masculina - em manaus

Ginecomastia: ‘seios’ abalam a autoconfiança masculina O crescimento excessivo no tecido mamário masculino pode ser corrigido com procedimentos cirúrgicos. A ginecomastia pode causar traumas psicológicos e transtornos em alguns homens Manaus, 14 de Outubro de 2011 MAYARA BRILHANTE A ginecomastia tem tratamento e é uma condição benigna (Divulgação) A baixa autoestima e até mesmo isolamento social são algumas das consequências da ginecomastia – o crescimento excessivo no tecido mamário masculino. Esta alteração faz com que muitos adolescentes e até mesmo adultos, procurem por uma alternativa que possa trazer uma melhora de vida por meio da cirurgia plástica. “A ginecomastia nada mais é do que uma alteração na glândula mamária masculina. Ela é causada por fatores hormonais, genéticos e até mesmo ambientais podendo ser influenciada pela alimentação, mas nesse caso normalmente os homens já têm uma pré-disposição para que isto ocorra”, ex