Pular para o conteúdo principal

Segurança em Cirurgia Plástica em Manaus


Segurança em Cirurgia Plástica exigida pela ANVISA


Vamos analisar os riscos das cirurgias plásticas e as exigências da ANVISA e CFM 


Um centro especializado que só realiza cirurgias plásticas eletivas, em pacientes sem doenças, evitando desta forma o risco de infecção hospitalar. Apesar dos riscos de complicação serem minimizados pelo fato do centro cirúrgico ser devidamente equipado e aprovado pela ANVISA para quaisquer emergências e sempre deve haver presença do anestesista, conforme a resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM).


Deve haver  convênio com Ambulância e Hospital de Retaguarda para uma eventual necessidade de internação em caráter emergencial. 



- Qualificação do Médico: Segundo a Resolução 1711 do CFMa cirurgia plástica só pode ser realizada por Cirurgião Plástico, com Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e reconhecida no Conselho Federal de Medicina. 



- Volume Máximo Aspirado em Lipoaspiração: Segundo a Resolução 1711 do CFM, o volume máximo que podemos aspirar de gordura, corresponde a 7% do peso corporal, por isto o paciente deve emagrecer para retirada apenas de gordura localizada. A lipoaspiração não é método de emagrecimento.



- Local Apropriado: Segundo a Resolução 1886 do CFM e Resolução 215 do CREMERJ, a cirurgia plástica ou lipoaspiração de pequenas ou grandes áreas (ou volumes), com anestesia local, peridural ou geral - ou seja, qualquer forma de lipoaspiração, mesmo chamada de hidrolipo, mini lipo ou lipo light – tem que ser realizada numa Unidade Tipo III. Unidade Tipo III diz respeito às instalações mínimas necessárias para se realizar uma lipoaspiração em acordo com as leis vigentes, cumprindo todas as normas de segurança – para sua segurança. Resumindo, a lipoaspiração tem que ser realizada em Sistema Day Clinic, numa sala de cirurgia devidamente equipada com todos os equipamentos necessários para uma eventual emergência, com sistema de ar condicionado apropriado com filtros específicos em acordo com as normas da RDC 50 da ANVISA, com barreiras próprias de fluxo de áreas limpas e com local apropriado e equipado para permanecer em observação após procedimento. É obrigatório que o local tenha um convênio com ambulância e hospital de retaguarda para uma eventual emergência. 



Risco Anestésico: Mesmo num tratamento dentário, com anestesia local, há risco, inclusive de choque anafilático com alergia ao anestésico. No entanto, temos um anestesista à disposição com os equipamentos necessários para reverter possíveis intercorrências, num ambiente preparado e aprovado pela ANVISA. 




Risco de Trombose e Embolia: Num estudo realizado nos EUA com 15000 pacientes submetidos, nenhum caso de complicação séria como trombose / embolia foi observado. Quando o paciente está acordado ou levemente sedado – sem anestesia geral ou peridural – o tônus da musculatura da perna permanece ativo, e durante o procedimento ele nos ajuda virando de um lado para o outro. Esta sua mudança ativa, por si só, já ajuda a prevenir tromboses nas pernas. Isso não ocorre quando se está com anestesia geral ou peridural. Com anestesia geral ou peridural os músculos das pernas ficam relaxados e o sangue pode estagnar e coagular causando embolias e trombos venosos. Este risco se agrava ainda mais nas mulheres que fazem uso de anticoncepcionais e/ou fumam por isto indicamos o uso de meia própria para ativar a circulação das pernas e ainda por cima perneira com compressor. Além do que temos fisioterapeutas especializadas em tratamento preventivo pre operatório para ativar a circulação dos membros diminuindo ou erradicando os riscos .




- Risco de infecção (inclusive Micobacteria):  Realizamos os procedimentos no Centro Cirurgico que trata apenas de pacientes saudáveis .

Você não correrá o risco de entrar num centro cirúrgico que tenha sido usado para uma cirurgia contaminada antes do seu procedimento, ou que esteja sendo feito uma cirurgia contaminada na sala ao lado.  A esterilização dos materiais é realizada seguindo padrões internacionais de limpeza e esterilização. Nossas cânulas sofrem exaustivos ciclos de lavagem com lavadora ultra sônica, de modo que o ultra-som atinja locais que a escovação poderia não ter atingido.



-Infecções Hospitalares: As infecções, principalmente as hospitalares com germes multi-resistentes, ocorrem em clínicas e hospitais que atendem vários tipos de doenças, misturando pacientes saudáveis com pacientes com doenças graves e transmissíveis. Os quartos, salas de cirurgia, equipamentos, e materiais, muitas vezes atendem tanto aos pacientes saudáveis de cirurgia plástica ("limpos") quanto aos com doenças infectantes 

("contaminados"), favorecendo desta forma o surgimento das infecções. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREVENINDO QUELÓIDES EM MANAUS

PREVENINDO QUELÓIDES Prevenindo Quelóides Como o quelóide pode levar vários meses para se manifestar depois da operação, o acompanhamento do próprio médico no pós-operatório, assim como a utilização de métodos para a sua prevenção é obrigatório para bons resultados da cicatrização. A cicatriz fica clara, macia, seca e bem fininha, porém para tal a mesma deve ser utilizada a partir de 1-2 semanas após a remoção das suturas por um período diário de 12 a 16 horas e a mesma deve ser lavada com água e sabão, e acondicionada em papel manteiga para não ressecar. Então durante pode-se usar as pomadas prescritas pelo cirurgiao e a noite após o banho e sem nenhum produto nos seios utiliza-se fita, retirando-a somente pela manhã ao acordar. Lâmina de silicone A lâmina ou placa de silicone é utilizada na prevenção de quelóides ou cicatrizes hipertróficas,elas devem ser utilizadas sobre cicatrizes recentes as quais apresentam ou não predisposição em desenvolver quelóide ou ci

Minilipo ou Lipo Light em Manaus

Mini lipo Pacientes que possuem pequenos acúmulos de gordura em regiões como flancos, glúteos e culotes, entre outras podem obter um contorno corporal mais harmônico através da minilipoaspiração, ou minilipo. A minilipo é uma versão reduzida da lipoaspiração tradicional. Através de cânulas, o cirurgião plástico entra em contato com a gordura excedente e a suga para fora do corpo, modelando a silhueta. Na lipoaspiração são retiradas maiores quantidades de gordura, enquanto a minilipo retira uma quantidade reduzida (no máximo 1 litro). Normalmente, a minilipoaspiração é indicada para pacientes que possuem um corpo magro, mas que apresentam pequenas regiões com gorduras localizadas, difíceis de eliminar mesmo para aqueles que seguem uma alimentação balanceada e se submetem a uma rotina de exercícios físicos.  Por retirar uma quantidade menor de gordura, o pós-operatório da minilipoaspiração é mais cômodo para o paciente, o qual desenvolverá menor inchaço e terá reduzi

SEIOS P, M OU G? (próteses de silicone em Manaus)

Seios P, M ou G? Grandes demais ou pequenos demais? A mulher que nunca se pegou pensando qual o tamanho ideal de seios para o seu corpo, que atire a primeira pedra. Para acabar com essa dúvida, esclareça aqui quais os prós e contras para cada tamanho de mama Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica estimam que os cirurgiões plásticos realizam aproximadamente 640 mil procedimentos cirúrgicos por ano no Brasil. As mulheres, responsáveis por 82% das intervenções, optam principalmente pelos implantes mamários. Já nos Estados Unidos, a Sociedade Americana de Cirurgia Plástica Estética (ASAPS) divulgou que, em 2010, o procedimento cirúrgico número 1 no país (pelo terceiro ano consecutivo) foi o aumento mamário (318.123 cirurgias). Desses, 38% envolveram implantes salinos e 62% foram feitos com implantes de silicone.  Segundo a Allergan, detentora da linha Natrelle de implantes de silicone e expansores para cirurgias de aumento e reconstrução mamária, a